sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Pedaços de uma Cruz não levam ao paraíso


Certo homem teve um sonho que o deixou bastante assustado. Ele sonhou que se encontrava em meio a uma grande multidão de pessoas, todas elas conduzindo sua cruz, caminhando em direção ao paraíso.

Depois de caminhar por muito tempo carregando sua cruz, ele a achou pesada demais, e teve a ideia de cortar um pedaço de sua cruz, tornando-a mais maneira e fácil de ser carregada.

Lá na frente, depois de quilômetros de caminhada, outra vez lhe veio o desejo de cortar mais um pedaço da cruz, para que esta lhe pesasse menos ainda. E assim foi o homem, em seu sonho, cortando pedaços da cruz que carregava, visando aliviar um pouco mais do peso daquele fardo.

Finalmente, todos os caminhantes chegaram à beira de um grande precipício. Do outro lado do precipício se encontrava o tão sonhado paraíso, para onde todos aqueles viajantes caminhavam carregando sua cruz. Ali, junto ao imenso precipício que separava o mundo de sofrimentos do paraíso celeste, todos precisavam usar sua cruz como ponte para fazer a travessia.
Tendo atravessado o precipício por meio da cruz, e já no paraíso, todos jogavam sua cruz dentro do precipício, pois naquele lugar de eterna felicidade ninguém mais precisaria carregar sua cruz. Todos ficavam livres da cruz pesada que carregaram do lado de lá. E a cruz que eles carregavam tinha a medida exata da largura do precipício. Se alguém cortasse um pedaço de sua cruz, para aliviar o peso, tornando a caminhada menos penosa, não conseguiria atravessar o precipício, pois esta cruz cortada não tinha mais a medida suficiente para a travessia.
E o homem que teve este sonho descobriu, tarde demais, que seu ato de cortar pedaços de sua cruz, para torná-la menos pesada, impediu que sua cruz servisse de ponte para o paraíso. Ele não pode passar para o lugar de eterna felicidade. E chorou amargamente por causa disso.

O homem acordou do sonho muito assustado, e fez um minucioso exame de consciência, para se certificar da realidade de sua vida neste mundo. Estaria ele evitando carregar sua cruz? Estaria ele cortando pedaços de sua cruz, pegando os atalhos da vida, tentando evitar levar adiante os fardos e dificuldades que a vida oferece a todos os humanos?

Talvez fosse muito bom que todos nós tivéssemos sonhos como este! A vida é para ser vivida de maneira responsável, cada um assumindo com coragem e determinação todas as responsabilidades que Deus põe diante de nós. Pessoas que costumam fugir das dificuldades, sempre procurando atalhos para contornarem essas dificuldades, certamente não desenvolverão na vida um caráter vencedor. Estarão sempre buscando as coisas fáceis, uma vida sem cruz, um existir sem que seja preciso carregar fardos e compromissos.

"Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á" (Mt 16.24-25).


 É possível que tais pessoas consigam viver uma vida mais leve, solta, sem compromissos e sem responsabilidades. Mas tais pessoas jamais edificarão para si um caráter nobre, uma vida digna, vitórias significativas sobre as dificuldades que a vida põe diante de cada um. Tais pessoas não servem de exemplo e modelo para pessoa alguma, pois estão sempre fugindo das responsabilidades e dos desafios que a vida oferece.